sábado, 17 de abril de 2010

TUDO COMEÇA PELA BASE!



Hoje vamos falar sobre ela: a base!!! A base tem a função de uniformizar a pele, escondendo machas e imperfeições e igualando os diferentes tons do rosto. E como o seu próprio nome diz, serve de base, de sustentação para a maquiagem. É a base que dá aspecto aveludado à pele.

TIPOS:

Líquida: é mais transparente, não dá uma cobertura total, mas é fácil de aplicar, e seu efeito é muito natural. Algumas aparecem com aplicação em spray.

Cremosa: adere melhor à pele e cobre bem (cobertura média). Também proporciona um look natural. Também encontrada na versão "base em mousse"

Stick (bastão): oferece boa cobertura, mas pode ser um pouco oleosa. Recomenda-se seu uso mais a noite e em dias mais frios.

Duocake (base + pó): Dispensa o uso do pó. Seu efeito é mais pesado que as bases liquidas e cremosas, porém mais leve que o pancake.

Pancake (base em pó): É dissolvido em água, e dá uma cobertura total, mais pesada e opaca. Com efeito seco (devido ao pó) agrada mais as peles oleosas, pois tampa os poros, impedindo a transpiração excessiva. No entanto, pode evidenciar linhas e rugas. É indicado para uma maquiagem de longa duração.

COMO ESCOLHER:

A base deve ser no mesmo tom da sua pele.

Dê preferência àquela que não possuam óleo na fórmula (“oil free”).

Faça o teste da base no próprio rosto, com uma boa luz, de preferência luz natural.


PREPARAÇÃO DA PELE:


Antes de aplicar a base, limpe a pele e, se possível, faça uso de tônico. Desta forma, a maquiagem adere melhor, sem manchar o rosto.

É sempre bom molhar a pele com água gelada, ou passar um pouco de gelo no rosto. Assim, a maquiagem dura mais.


APLICAÇÃO:


A base deve ser aplicada por todo o rosto, inclusive nos olhos (pálpebras), mas sem exageros.

Não deixe de maquiar abaixo da mandíbula, pescoço e colo (se for usar roupa com decote) para que não haja diferença entre os tons de pele dessas partes do corpo.

Ah! E não esqueça de cobrir também as orelhas, principalmente se for usar os cabelos presos, para evitar o efeito “máscara”.

Se a base for fluida, pode ser aplicada com as mãos ou pincel apropriado para garantir um efeito homogêneo. Se for compacta, pode ser aplicada com uma esponja. (Lembre-se sempre de que o uso de pincel ou esponja dá um ar mais profissional ao make up).


Alguns exemplos de pincel para base:




(aguardem tutorial sobre todos os pincéis)


esponja para base


Primeiro, passa-se a base na zona "T". Os movimentos devem ser sempre ascendentes. Nas laterais do rosto, os movimentos devem ser de dentro para fora e de baixo para cima.

É sempre bom conferir os cantinhos do rosto (dobrinhas do nariz e pálpebras superiores e inferiores) para que não fiquem sem produto ou com excesso dele.



TRUQUES E DICAS:


- Compre a base e o pó do mesmo tom e da mesma marca.

- É aconselhável passar um filtro solar antes da base.

- Após o uso da base, é necessário utilização do pó para finalizar a cobertura.

Mas isso já é tema para outro post!! Aguardem...




3 comentários:

  1. Meu blog "Kakau MakeUp" tá de cara nova... Confira!

    http://kakauladeia.blogspot.com/

    E seja uma seguidora!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    AMEI o blog. Eu não sabia que era preciso passar pó depois da base. Valeu!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. ADOREIII SEU POST!!! Nunca vi um tão completo! amei mesmo me ajudou muito ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails